Alguns meses depois de começar a fazer queijos, senti necessidade de ter um pequeno móvel onde os poderia guardar e principalmente fazer a cura. Como os queijos caminham comigo entre casas, esta rack também ajuda no transporte. Logo que falei no assunto o meu marido fez-me esta bonita surpresa. Como não fui eu que construí, não vou conseguir dar pormenores exatos sobre a forma como foi feito, mas tenho algumas imagens que poderão ajudar e qualquer dúvida da vossa parte, por favor, perguntem. Neste momento não disponho de medidas mas em breve prometo coloca-las aqui. Para um bom resultado de tudo o que fazemos, sem dúvida, que as boas ferramentas ajudam muito. A partir de agora os meus queijos estão mais protegidos, ficam lindos arrumadinhos e serão mais perfeitos. Obrigada Marido!
![]() |
Aqui podemos ver o móvel fechado. Foi construído com madeira de pinho tosca (madeira de cofragem), a mais barata que encontramos na serração. O topo do móvel é feito de madeira para não cair pó, lixo ou líquidos. O forro é de rede mosquiteira em alumínio. Tem 3 prateleiras amovíveis para ser mais fácil de lavar. O fundo é uma caixa de madeira que eu forro com folha de alumínio e serve para recolher o soro dos queijos de cima e ao mesmo tempo usei para transportar o queijo fresco que estava já a ser degustado.
Na rack aberta podemos ver melhor o pormenor das prateleiras. Foram boleadas para ficarem mais bonitas e têm um rasgo à volta que recolhe o soro e fá-lo pingar por uns pequenos furos que estão na frente e que depois vai cair na caixa (também amovível) que está no fundo.
Só por curiosidade o queijo de cima está a curar desde o dia 13 e como podem ver está com uma cor linda e infelizmente não conseguem sentir o cheiro, mas é divinal. Nas 2 prateleiras de baixo estão queijos de 3 tamanhos, feitos agora. É uma experiencia que estou a fazer. Cada prateleira tem um espaço com um papel autocolante próprio para escrever com giz, onde tomo as notas que eu pretendo, neste caso, a data é fundamental.
Seguem-se uma série de fotografias durante a construção do mesmo para conseguirem ter uma ideia de como foi feito. O meu marido usou cola branca, pregos de pistola, parafusos, rede mosquiteira e madeira de cofragem e restos de madeiras de sobras de outros trabalhos.
Espero ter-vos dado uma boa ideia para tratarem bem os vossos "meninos" e qualquer dúvida, perguntem.
EmoticonEmoticon