Pão em Tempo de Quarentena



Chamámos-lhe PANCOVID. Foi inventado em tempo de quarentena.

Já há algum tempo que faço pão. Só quando apetecia um pãozinho caseiro. Mas nesta fase que atravessamos e quando decidimos que iríamos de 15 em 15 dias ao supermercado, compramos uma boa quantidade de farinha para podermos fazer o nosso pão de todos os dias. Fizemos diversos pães, uns mais difíceis que outros, até que, me lembrei de tentar tornar esta tarefa mais fácil e mais rápida. Para quem não gosta de passar horas e horas na cozinha, como eu, esta é uma boa forma de facilitar o trabalho de quem tem que o fazer.

Este pão não tem que ser amassado. Portanto, não cansa os braços e é menos moroso no processo. Fica crocante enquanto está quente e macio quando arrefece. Não tem grandes buracos, o que permite fazer umas sandes bem bonitas. É uma mistura entre o pão cozido no forno de lenha e um pão de supermercado. Eu diria que está entre os dois.

Vamos passar à receita com o passo a passo e algumas fotos para ajudar:

Ingredientes:

750 g de farinha tipo 65 ou 55
2 colheres de sopa mal cheias de sal fino
5 dl de água morna
24 g de fermento de padeiro
1 colher de sobremesa de açúcar

Preparação:

Numa tigela ou pequeno alguidar de plástico (com tamanho suficiente para ter espaço quando a massa dobrar de tamanho) deite a farinha, junte o sal e mexa bem.



Numa outra pequena tigela derreta o fermento de padeiro (pode usar fermento seco, mas nesse caso terá que dividir o valor por 4. A quantidade é menor). O fermento é derretido (tanto um como outro), num pouco de água morna e com uma colher de sobremesa de açúcar. O açúcar alimenta o fermento e deixa as bactérias mais ativas. Torna a levedura do pão mais rápida. Junte esta mistura à farinha.


Acrescente os 5 dl de água morna, pouco a pouco, à farinha. Enquanto mexe bem a massa com uma mão, segure o alguidar com a outra. Depois de bem mexida, espalhe um pouco de farinha seca por cima para não pegar ao pano que vamos usar para tapar a massa enquanto descansa e fermenta. 


Tape o alguidar com uma manta quentinha num local sem correntes de ar e deixe por cerca de uma hora e meia. Fica com este aspeto. 


Ligue o forno para ir aquecendo. Divida a massa a meio, para fazer dois pães. Num prato de sopa espalhe um pouco de farinha seca e use o prato para ajudar a tender o pão. Também o poderá fazer em cima da bancada previamente polvilhada de farinha. Faça uma pequena bola.


Não precisa de sujar um tabuleiro para cozer o pão, use folha de alumínio extra (mais forte). Polvilhe com farinha. Coloque lá o pão e leve ao forno, por cerca de meia hora na temperatura máxima.


E aqui está o nosso pão. Bom, fácil, rápido e delicioso! Espero que gostem. Qualquer dúvida peçam nos comentários e não se esqueçam de lhe chamar Pancovid. Fico grata :) 








EmoticonEmoticon