Broas Podres da Sogra


Ao longo dos anos vamos colecionando as nossas receitas. Da mãe, da tia, da sogra, da prima, da amiga e as que por acaso fizemos e ficamos a gostar. São aquelas... que fazemos nos almoços de família, que oferecemos aos amigos, as das datas importantes, etc. Infelizmente fiquei sem essa preciosidade, por um ato de malvadez. É triste. Perdem-se memórias principalmente daqueles que já não estão entre nós. Nada a fazer. Tenho tentado recuperar algumas. As broas da D. Isaura ainda foi possível. São broas podres, se calhar normais como tantas outras, mas para mim são as broas mais deliciosas que já comi. Faço questão de as partilhar convosco.

Ingredientes:

1 kg farinha tipo branca de neve
0,5 kg de açúcar louro
2,5 dl de azeite bom
2,5 dl de óleo
2,5 dl água
40 g de canela
40 g de erva doce
Uma pitada de sal (colher de café)

Preparação:

Junta todos os ingredientes numa panela exceto a farinha. Mete ao lume e quando levantar fervura junta a farinha de uma vez e envolve tudo rápido. Mexe bem para cozer a farinha e desliga o lume.


Deixa arrefecer um bocadinho e tende uma espécie de bolas que vão ao forno por +/- 10 minutos.
O segredo destas broas é que quando as tende não as pode apertar. Elas têm que manter o azeite. Quando termina não pode sobrar azeite. São muito fáceis e rápidas de fazer, basta ter atenção a este pormenor.

Quando as tira do forno passa por açúcar branco e ficam prontas a comer. São deliciosas com um chá. 


EmoticonEmoticon