O meu Passatempo de Eleição!




E o que é um prospetor ou detetorista? Uma pessoa que usa um detetor de metais como hobby. Considero os Hobbies como o melhor anti-stress que há. E andar no campo ou na praia à procura de achados antigos, é para mim a cereja no topo do bolo. Mas como gosto de fazer muitas coisas… o tempo não chega para tudo e, logo, não sou profissional em nenhum passatempo específico.

Se não tens um hobby, deverias procurar um. Há sempre forma de arranjar tempo. Enquanto te envolves num projeto que te dá prazer, deixas o teu cérebro contente, aumentas a tua autoestima e descansas do trabalho. As atividades passivas , como tv e Internet não são tão benéficas. Mas caso o teu trabalho já seja considerado um hobby, é sinal que não “trabalhas”, como dizia Confucío. E se quiseres experimentar o detetorismo, mete mãos à obra!


Não é o mais fácil e barato dos hobbies. Não é fácil porque a lei portuguesa não deixa. É preciso respeitar a existente no momento que data de 1999. Não é barato porque um bom detetor de metais custa uns largos euros. Mas é bom. E andar no campo ou na praia a caminhar ao ar livre e à procura de metais antigos, torna este hobby, perfeito.




Não esperes fazer grandes achados (seria um achado!), mas há sempre coisas bonitas perdidas no solo. E caso encontres algo de relevância para a História, por favor, contata as entidades competentes.
Antes de iniciares o passatempo informa-te bem acerca da lei e das ferramentas que vais usar.

Eu vou dando umas dicas e mostrando alguns dos achados. Espero que gostes.


EmoticonEmoticon