Tacca Chantrieri

A Flor Morcego é uma das mais raras e belas flores que já tive conhecimento. Sim, porque nunca tive oportunidade de ver ao vivo. Um dia quando mostrei o meu desejo de ter esta planta, tive a agradável surpresa de ter umas sementes oferecidas pela minha sobrinha. Isto só acontece quando se tem sobrinhas queridas. Mas… tenho um bebé nas mãos para cuidar e a tarefa não é fácil, dizem até que é mesmo muito difícil. Mas… como não sou uma pessoa de desistir facilmente, meti mãos à obra.





A planta da Flor Morcego, como podem ver na fotografia dá uma flor de cor negra que se parece com um morcego de asas abertas e com longos bigodes. É nativa de regiões tropicais do sudeste da Ásia. São plantas que preferem sombra e crescem melhor num ambiente de muita humidade, com boa circulação de ar, solo bem drenado e sem sol direto. É de germinação difícil, mesmo com todas as condições ideais de temperatura e humidade. Fiz uma busca pela internet, li artigos e vi vídeos e fiz a minha forma de germinar estas sementes preciosas que me chegaram da Sérvia.


Materiais:


- Mini estufa para flores

- Frasco pulverizador

- Termómetro

- Substrato para flores

- Perlite

- Areia

- Pequeno copo de plástico ou vidro


Passos:


1 - Antes de começares coloca todos os materiais juntos para que seja mais fácil executar a tarefa.



Mini estufa


Comprei esta mini estufa num supermercado, estava em promoção. Mas se não conseguires encontrar algo do género, poderás construir a tua própria estufa, comprando uma caixa de plástico transparente e usando as caixas de ovos (de cartão) para semeares as sementes.



Sementes Tacca




Convém teres um termómetro para saberes se a planta está com a temperatura adequada, sendo que 20º é ótimo. Mas poderá descer até 15º ou subir até 30º. Este não é o termómetro adequado, convém que seja mais pequeno, mas era o que havia cá por casa. Procura em casa um local onde a temperatura esteja de acordo e que tenha claridade de uma janela.



Substrato para flores



Areia do tejo



Perlite

Para semear as tacca vamos usar 70% de substrato para flores e 30% de perlite. Qualquer um destes produtos encontra-se à venda nas lojas da especialidade. A perlite é um produto natural que ajuda no arejamento da semente, retém a água e diminui a densidade do substrato. A areia ajuda a manter a planta húmida.

2 - Mistura bem o substrato com a perlite e coloca no recipiente onde vais semear as tacca.









Com o dedo ou a ajuda de um pauzinho faz uma ligeira cavidade na terra. Usa o pulverizador ou um pequeno copo para molhar bem a terra.









Coloca a semente no meio e com o mesmo pauzinho tapa a semente. Por cima vamos usar a areia macia e voltar a regar.





3 - Agora vamos procurar um sítio para a estufa, no melhor local que tivermos em casa. De 12 em 12 horas vou usar o copinho de plástico, encher de água bem quente e deixar o vapor criar uma atmosfera quente e húmida. Na mesma altura vou dar uma borrifadela leve na terra. Não te esqueças de colar uma etiqueta na estufa com o nome e data da sementeira. Eu aproveitei o espaço que ainda tinha na estufa e semeei duas bananeiras. Estão do lado direito como podem ver. E agora é só tratar do bebé e esperar que ele cresça.


EmoticonEmoticon