Muitas pessoas têm dúvidas sobre o fermento de padeiro. Onde se compra, como se usa, fresco ou seco. Parece uma coisa complicada. Mas não é. E quem o usa com frequência sabe disso. Hoje falo apenas sobre o fermento fresco. Aquele que eu mais gosto de usar e que deixa um sabor melhor no pão ou em qualquer massa lêveda que fazemos.
Este fermento compra-se em qualquer supermercado, na zona da padaria. Não está visível numa prateleira. Terá que o pedir na padaria e compra a quantidade que quer. É vendido à moda antiga, a peso. Não é necessário ir comprar o fermento fresco sempre que quer fazer pão, massa de pizza, pão de hambúrguer, pão de leite e tantas outras massas.
E como conservar? Compra uma boa porção. Eu compro sempre 200 g. Divide o fermento em doses, por exemplo 25 g cada dose. Usa filme de cozinha para fazer uns pequenos saquinhos e guardar o fermento no congelador. Isto porque no frigorífico ele dura apenas 3 ou 4 dias.
Desta forma poderá ter sempre em casa fermento de padeiro. Para usar basta retirar do congelador a porção desejada, colocar em água morna e derreter com a ajuda de uma colher. Fica pronto a ser usado e não perde propriedades. Se juntar uma colher de chá de açúcar, vai dar-lhe mais força e ajudar na levedura da massa.
Este é para mim o fermento mais prático, porque é possível ser congelado e ter sempre em casa com um prazo de validade maior.
EmoticonEmoticon