Já há muito que não escrevo. A culpa não é do Covid. Além do muito trabalho que tive neste 2020, fiquei aborrecida com o Facebook. O blog foi bloqueado por razões que imagino, mas desconheço. Não consigo publicar na página do Facebook. Tenho forma de o fazer mas não me apetece perder tempo com isso.
O que interessa é que hoje é dia de tomatada. Yeah!! Adoramos cá em casa. Mas fazer tomatada para uma só refeição acho que é um desperdício de tempo e eletricidade. O tempo é precioso e o dinheiro poupa-se. Grão a grão... grrr.
Tomatada para quatro refeições diferentes é disto que falamos. Como eu faço a ementa semanal, para esta semana vai ser usada duas vezes. O restante vai ser congelado e servirá para uma urgência ou refeições pré programadas. Hoje fazemos uma massa e guardamos uma parte para fazer bolonhesa. Semana que vêm, logo se vê... Adoro usar reticências, soa a mistério!! lol
Piquei sete cebolas e uma cabeça de alhos. A minha mãe ensinou-me que muito alho é delicioso e faz muito bem à saúde, além de nos deixar com um ar mais jovem. Uau!!! Pica-se grosseiramente porque quem gostar da tomatada fina, passa-a com a varinha mágica no final. E hoje eram tantas as cebolas que usei a faca e a tábua.
Este é um dos meus defeitos, entre muitos, como todos nós temos. Normalmente eu corto a cebola diretamente para o tacho. Aprendi assim. Sou cozinheira de casa, não sou chefe de cozinha. Cada um faz como quiser... o que interessa é que o produto final fique delicioso. Tudo isto depende é do valor que damos aos defeitos dos outros. E esse valor é muito grande quando os outros não gostam de nós. Mas se não gostam também não interessam. Aproveito para dizer que o meu mais grave defeito é não gostar de leite nem de queijo fresco. Chiii estou tão romântica hoje. Deve ser da obra de arte que estou a preparar.
Coloquei tudo ao lume muito bem regado de azeite
.
Adicionei louro e deixei refogar um pouco. Enquanto refogava juntei pimento verde e uma malagueta vermelha para dar um ar picante leve.
É hora de juntar o ingrediente principal. O tomate. Usei uma lata grande de tomate inteiro cortado aos bocados e um frasco de polpa dos pequenos e cerca de meia lata do tomate de água. Temperei com sal, pimenta e colorau. Deixei cozinhar.
Para terminar, uma colher de sopa de açúcar e está pronta a nossa tomatada.
Vou congelar, separada, para as próximas refeições que vão ficar mais rápidas de executar. Hoje fizemos uma massa deliciosa. À tomatada adicionamos bacon aos bocados, chouriço às rodelas, um pacote de natas e massa cozida. Finalizamos no prato com queijo parmesão ralado e sumo de lima. O prato final foi do meu filho Zé que adora cozinhar.
Reduzam o tempo de trabalho porque a vida tem muitas coisas boas para fazer. E cuidem-se que o Covid espreita a cada esquina. Eu vou terminar a série (nada de especial) The Afair. Tem uma excelente mensagem, não é má, mas há muito melhores. Sejam felizes!!
EmoticonEmoticon