Frango do Campo do Azerbaijão

 


Sabem aqueles dias que de repente nos apetece algo? Hoje foi um deles! A ementa estava preparada para a semana inteira. Não resisti. Saí do trabalho, passei pelo talho e comprei um frango do campo.
Apetecia-me algo! Não eram chocolates lol. Um frango guisado ou algo do género. Como tenho andado a ver uns vídeos no youtube sobre o campo, comidas do campo e... saudades... lembrei-me de fazer um frango diferente mas de acordo com os meus apetites. Há dias assim. A vida não é fácil, as preocupações são muitas e precisamos de nos manter de pé. Por isso hoje fiz algo por mim.

Este frango do campo é uma receita do Azerbaijão, diferente da nossa mas super deliciosa.

Ingredientes:
- 200g de margarina
- 1 frango do campo
- 1 cebola roxa
- 1 cebola normal
- 3 tomates grandes
- 4 batatas médias
- 1 pimento vermelho pequeno
- 1 pimento verde pequeno
- 1 malagueta
- Uns quantos cogumelos
- Sal
- Pimenta preta
- Colorau
- Açafrão
- Calda de pimento
- Tomilho
- Coentros

Preparação:
Parecem muitos ingredientes mas nenhum raro, no fundo temos tudo isto sempre em casa. Noutros tempos não o teria feito. Nem todas as pessoas gostam de pimentos. Pensava nisto enquanto cozinhava.
Diferente da nossa cozinha porque não leva azeite, alho, louro nem vinho. Pensei que poderia acrescentar mas não seria uma refeição típica do Azerbaijão. Então segui a receita tal como vi.


Num tacho grande derrete-se a margarina e frita-se o frango até ficar bem louro. O ideal seria cozinhar numa panela de ferro com umas belas brasas por baixo, mas só tenho frigideira de ferro e não tinha tamanho suficiente e as brasas agora são indução, por enquanto.

Depois de bem frito, tempera-se com sal, pimenta preta, colorau e calda de pimento. Junta-se as cebolas picadas grosseiramente. Vai se fritando e mexendo para não pegar no fundo.

Por esta ordem e com um pequeno intervalo, vamos juntando o tomate aos quartos, as batatas aos gomos, o pimento em pedaços e os cogumelos cortados em 3.


Se necessário, acrescente um pouco de água e deixe cozer. Se gosta da comida mais picante adicione um pouco de pimenta de cayenne. Não é por isto que a receita ficará diferente do original. Quando a batata estiver cozida pode apagar o lume. Junte os coentros e o tomilho e sirva.


Estava muito bom. Os meus filhos adoraram. Apesar de o mais "pikeno" dizer que o frango guisado á moda da mãe é muito melhor. Mãe babada ;) Dizia ele: falta-lhe o louro, o vinho e os alhos ;) Mas estava realmente delicioso e diferente. Espero que gostem.




EmoticonEmoticon